Pesquisar neste blogue

A1 - A NAIFA: "ESTA DEPRESSÃO QUE ME ANIMA"

A Naifa é um grupo de música portuguesa. Nasceu em 2004 pela mão de João Aguardela e Luis Varatojo, aos quais se juntou Maria Antónia Mendes.

Até a data de hoje gravaram 4 discos de originais; "Canções Subterrâneas" (2004), "3 minutos antes de a maré encher" (2006), "Uma inocente inclinação para o mal" (2008) e "Não se deitam comigo corações obedientes" (2012).

As canções d'A Naifa são compostas a partir de poemas de poetas portugueses contemporâneos como José Luis Peixoto, Adília Lopes, Rui Lage, Margarida Vale de Gato, Maria Rodrigues Teixeira, Renata Correia Botelho, Tiago Gomes, entre outros.

Em 2010, e após a morte de João Aguardela, foi editado um livro/DVD, "Esta depressão que me anima", e realizada uma digressão nacional, de homenagem. A banda foi então reformulada com a entrada de Sandra Baptista para o baixo e de Samuel Palitos para a bateria.

AtividadeOuça a música e complete-a utilizando os diferentes adjetivos que aparecem nas opções. Quando preencher todas as lacunas, clique em "verificar" para corrigir automaticamente o exercício. 

Pode consultar algum dos dicionários que aparecem na nossa lista de hiperligações para procurar o significado das palavras que desconheça. 

Bom trabalho!





A do café
muito e
passe bem minha senhora
que eu não me importo nada.

Uma rima
nas suas maneiras
o motor do carro
as criadas tornavam-se .

Vivo do que me dão
nunca falto às aulas de esgrima
e todos os dias agradeço a Deus
esta depressão que me anima.

O rapaz da drogaria
e
convidou-me a sair
encontrei-o no teatro.

Atividades relacionadas:  
Deolinda - "Seja agora" , 
Humanos - "Quero é viver"
Jorge Palma - "Dá-me lume"