🔍 Pesquisar neste blogue

👋🏻 SOBRE MIM

Olá! Tudo bem?

O meu nome é David Portales e sou uma pessoa apaixonada por partilhar tudo aquilo que me inspira, me comove ou me faz crescer tanto a nível pessoal como profissional.

Tenho um fraquinho pela língua portuguesa e pelas culturas lusófonas. Por isso, sou licenciado em Filologia Portuguesa (Universidade de Salamanca, 2010), tendo cursado o ano académico 2008-09 na Universidade de Coimbra, como bolseiro.

David Portales Moralejo, professor de português

No intuito de aprofundar nos alicerces do processo de ensino-aprendizagem, concluí o Mestrado no Ensino de Línguas, com especialização em Língua Portuguesa, também pela Universidade de Salamanca (2011).

Possuo o nível C1 de língua portuguesa pela Escola de Línguas de Villanueva de la Serena (Badajoz, 2012) e o DUPLE (Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira), emetido pelo CAPLE, equivalente ao nível C2 em português (Lisboa, 2014).

Além do meu ano como bolseiro em Coimbra, tive o privilégio de residir em Portugal entre 2011 e 2017, morando três anos em Évora e outros três anos em Lisboa. Esta experiência foi essencial para mergulhar em inúmeras vivências tanto pessoais como profissionais.

Sessão de formação no Instituto Cervantes

Em 2015 e 2017, trabalhei no Instituto Cervantes de Lisboa como professor de português para hispanofalantes.

Sou professor nas Escolas Oficiais de Idiomas desde 2017 e, ao longo deste período, tenho lecionado em Almendralejo e em Zafra, onde atualmente ensino português como língua estrangeira.

De fevereiro de 2022 a fevereiro de 2025, tive a honra de ser Presidente da Associação do Professorado de Português na Extremadura (APPEX) a partir da qual desenvolvemos diversos projetos com o objetivo de promover o ensino da língua portuguesa e a difusão das culturas lusófonas na comunidade extremenha.

Formação para docentes

Há vários anos que realizo formações em colaboração com diferentes Centros de Professores e Recursos (CPR), focadas no uso de ferramentas digitais e recursos pedagógicos que potenciem uma metodologia eclética, sensível ao contexto e centrada no processo de ensino-aprendizagem.

Espero que todo este material compilado, assim com as atividades do blogue, vos possam ser úteis. 

Boa continuação da viagem!

Um abraço lusófilo,
David Portales

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!